Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Published on Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (https://smtp.esalq.usp.br)

Início > Curso de letramento abordou “A pessoa com deficiência e a vida acadêmica na universidade”

Curso de letramento abordou “A pessoa com deficiência e a vida acadêmica na universidade”

Editoria: 
Inclusão e Pertencimento [1]
Corpo: 

Professores e servidores técnicos e administrativos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participaram, na tarde do último dia 23/09, do curso “Letramento: a pessoa com deficiência e a vida acadêmica na universidade”, ministrado pela Professora Eucenir Fredini Rocha, da área de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

A docente tratou dos assuntos relacionados às pessoas com necessidades específicas e deficiências, além de trazer orientações sobre as formas e cuidados com discentes que façam parte desses grupos.

Realizada na Sala da Congregação da Esalq, a atividade é uma iniciativa da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da instituição. A presidente da CIP, professora Heliani Berlato, falou sobre a importância da inciativa, reforçando se tratar de uma demanda da comunidade. “Ações como essa partem do princípio básico que de falar hoje sobre inclusão e educação e da necessidade de conhecermos melhor o tema a fim de sabermos conduzir o processo de inclusão dentro do ambiente acadêmico”.

Eucenir Fredini Rocha – É Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979). Profa. Livre Docente aposentada do Curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina com a Tese "Terapia Ocupacional e Reabilitação de pessoas com deficiência: como aprendi a polir lentes com Espinosa" (2019). Doutorado em Psicologia Social (1999) e mestrado em Psicologia Escolar (1991), ambos pela Universidade de São Paulo-USP. Professora/orientadora no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH - USP/ DIVERSITAS (2013-atual) e no Mestrado Profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde (Faculdade de Odontologia/Faculdade de Saúde Pública/Escola de Enfermagem/Instituto de Psicologia da USP) (2015-atual). Membro do "Centro Interdisciplinar de Estudos e Defesa da Infância - CEDIn/USP" (2018-atual), Coordenadora dos grupos de pesquisa do CNPq "REATA - Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da FMUSP" (2002 atual) e "Diversidade, Corpo e Saúde" do DIVERSITAS da FFLCH/USP (2015-atual). Temas de ensino e pesquisa: Deficiência; Corpo; Práticas Corporais; Cuidado; Saúde Coletiva (Atenção Primária à Saúde, Atenção à Saúde e Reabilitação da pessoa com Deficiência no SUS, Tecnologia Assistiva); Inclusão Escolar e Social; Terapia Ocupacional. (Fonte: Currículo Lattes).

Texto: Caio Albuquerque (25/9/2024)

Legenda 1: 
Professora Eucenir Fredini Rocha (crédito: Gerhard Waller)
Responsável: 
Caio Albuquerque [2]
Data de controle: 
quinta-feira, Setembro 26, 2024


Source URL:https://smtp.esalq.usp.br/banco-de-noticias/curso-de-letramento-abordou-%E2%80%9C-pessoa-com-defici%C3%AAncia-e-vida-acad%C3%AAmica-na

Links
[1] https://smtp.esalq.usp.br/editoria-noticia/inclus%C3%A3o-e-pertencimento [2] https://smtp.esalq.usp.br/clippingveiculo/comunidade-exkola